5 dicas para um atendimento de sucesso

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
atendimento de sucesso

Para muitos alunos, a porta de entrada para uma instituição costuma ser o atendimento inicial que ela oferece. Portanto, para que mais matrículas entrem, é necessário que os atendentes tenham um discurso adequado durante para obterem um atendimento de sucesso. 

Por isso, algumas boas práticas são necessárias e, por esta razão, trazemos aqui cinco dicas de como se fazer isso. Vamos lá? Continue a leitura e confira! 

1. Contatar com rapidez

Muitos de nós procuramos resolver as coisas com rapidez e o mesmo se aplica às ligações comerciais. Portanto, toda vez que chegar um novo lead ou uma indicação, é fundamental que o atendente faça contato o quanto antes possível. 

Afinal, lembre-se de que a concorrência no mercado de educação vem aumentando, o que dá ao público um leque maior de opções. Mas, se o atendente demorar para entrar em contato com um possível novo aluno, é bem provável que o concorrente o faça. 

2. Conhecer a pessoa antes de fazer uma ligação comercial

Contudo, antes de ligar, é preciso saber quem é a pessoa a ser contatada. Por isso, quanto mais informações sobre ela houver, melhor. 

Afinal, as pessoas têm diferentes razões que as levam a fazer a matrícula na sua IES. Se o atendente notar que o lead acessou artigos do seu blog e redes sociais que trazem dicas para o primeiro ano de faculdade, a chamada comercial pode começar mais ou menos assim: 

“Olá! Tudo bem? Notei que você tem acessado alguns materiais nossos com dicas para o primeiro ano na faculdade. O que motivou você a buscar por este assunto?”. 

Note que a abordagem ainda não fala sobre a instituição, pois o lead do exemplo está no topo do funil de vendas, isto é, precisa ser educado e conduzido pelo atendente ao fundo do funil, que é justamente o momento de fazer a matrícula. 

Por outro lado, se o lead preenche o formulário de matrícula no site da sua instituição, significa que já está no fundo do funil, o que torna o discurso do atendente mais direto: 

“Olá! Tudo bem? Percebi que você preencheu o formulário do curso de medicina e desistiu. Podemos lhe ajudar em algumas coisa?”. 

3. Descobrir a dor da pessoa

Todo aluno, antes de realizar a matrícula, tem uma dor que quer sanar. Ela pode ser: estudar numa instituição de renome, fazer um curso que esteja de acordo com o seu perfil, ter maiores chances no mercado de trabalho, etc. 

Por isso, é necessário saber a dor pela qual a pessoa está passando para oferecer a solução certa. 

4. Oferecer a solução

Imaginemos que a dor do candidato seja conseguir melhores oportunidades de trabalho ao se formar. O atendente pode dizer maravilhas a respeito da instituição, mas a pessoa que está do outro lado da linha só realizará a matrícula quando verdadeiramente entender que estudar na sua IES a fará conseguir bons trabalhos na área escolhida. 

Por isso, a solução precisa estar amarrada à dor do cliente e também é preciso ter a confirmação de que o candidato precisa dela no momento. Pois, do contrário, ele pode dizer o já conhecido “vou pensar e, qualquer coisa, retorno o contato”.

5. Envolver o tomador de decisão

Em vendas, tempo é precioso, certo? Então, um atendente não pode perder tempo com alguém que não tem o poder de decisão. 

Se o jovem que está do outro lado da linha só pode fazer a matrícula se tiver a autorização do pai, envolvê-lo no processo comercial é essencial. Mesmo que o pai não possa falar com o atendente, ele deve, pelo menos, agendar um follow-up para fazer a matrícula após coletar o “sim” ou “não” do responsável. 

Gostou destas dicas sobre como fazer uma ligação comercial de sucesso? Então siga-nos nas redes sociais para conferir outras dicas incríveis: estamos no Facebook, no Instagram, e no LinkedIn.

Diretor de Marketing e vendas na CRM Educacional, com mais de 15 anos de experiência em tecnologia para gestão de relacionamentos no segmento educacional. Possui formação em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduação em Empreendedorismo, Inovação e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Dedica-se a ajudar Instituições de Ensino a profissionalizar seus processos de captação e permanência de alunos e já atuou em mais de 200 das melhores instituições de ensino brasileiras, além de grupos internacionais.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.