(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

4 dicas para usar e-mail marketing com CRM na sua IES

4 dicas para usar e-mail marketing com CRM na sua IES

Publicado em 17 novembro 2017 e escrito por

Você sabia que utilizar a ferramenta de disparo automático de e-mail marketing com CRM Educacional pode melhorar os resultados com retenção e captação de alunos? É isso mesmo: sua IES pode trabalhar com essas ferramentas em conjunto, de forma simples e prática.

Para explicar melhor o assunto, separamos 4 dicas sobre a funcionalidade. Acompanhe!

1. Utilize o e-mail marketing com CRM na ficha de inscrição

É bem comum ver seus possíveis alunos abandonando sua a ficha de inscrição. Alguns desistem, outros querem pensar mais um pouco e outros simplesmente esperam uma oportunidade melhor. Independentemente do caso, o follow-up é necessário para entender os motivos do abandono e trazer esse aluno de volta para a instituição.

ferramenta de CRM é ideal para verificar quais candidatos interromperam o preenchimento a ficha de inscrição. Uma vez identificados, é hora de utilizar o e-mail marketing para entrar em contato com essas pessoas, aumentando o número de conversões que poderiam ser perdidas caso nenhuma atitude não fosse tomada.

2. Crie uma régua de relacionamento

A régua de relacionamento se baseia no envio de e-mails, SMS e ligações de acordo com o comportamento e estágio do usuário. Por exemplo, para todos os novos alunos é enviado um e-mail de boas-vindas com diversas informações sobre a IES, o curso e os canais de atendimento.

É possível também enviar informações para os alunos atuais, como lembrete de prova, pagamento de boleto, etc.

3. Elabore campanhas específicas para seu público

As campanhas podem ser segmentadas pela fase de cada candidato ou pelo nível de potencial risco de evasão, dependendo de seus interesses. É possível enviar e-mail marketing com cupons de desconto em cursos para ex-alunos ou comunicar abertura de inscrição dos cursos de extensão, por exemplo.

Com o CRM as informações de estágio de funil dos candidatos, histórico de relacionamento com alunos e ex-alunos estão disponíveis e oferecem uma rica base de dados para o marketing. Assim, é possível fazer as campanhas personalizadas e enviar e-mails muito mais interessantes.

4. Desenvolva um calendário de envios

O calendário de envios tem a ver com o planejamento das campanhas e metas de cada instituição. Ele serve para orientar quando enviar cada e-mail, trabalhando em conjunto com a régua de relacionamento e com campanhas segmentadas. Afinal, não basta elaborar campanhas, é necessário saber qual o momento certo de enviá-las.

Uma dica é dividir o calendário em 30/60/90 dias, organizando previamente o que será enviado nesse período. Comece pelos 30 primeiros para facilitar e continue na sequência.

Assim, a utilização do e-mail marketing com CRM é uma opção bem interessante para aplicar tanto com atuais alunos quanto com interessados. Entender as necessidades de seus possíveis alunos, os motivos de alguns não se matricularem e manter um relacionamento constante com os atuais são maneiras eficientes de melhorar os resultados. Por isso, analise e invista em formas de se relacionar continuamente com seu público.

Neste post, você viu algumas dicas para usar e-mail marketing junto com um CRM e melhorar os resultados de sua instituição de ensino. Que tal começar a colocar isso em prática? Faça um teste gratuito de nosso software e entenda na prática como ele pode ajudar o seu negócio a crescer!

5. Porque escolher o CRM Educacional ?

Um dos maiores benefícios dos sistemas CRM certamente é a possibilidade de automatizar sua régua de relacionamento. Programar ações e reações para cada passo dado pelo possível aluno de acordo com o funil de captação de alunos.

Independente do estágio em que seu prospect esteja, seja no processo seletivo, aprovado ou pronto para se matricular, o CRM Educacional disponibiliza fluxos de trabalho além do e-mail tais como:  envio de SMS, alteração de status, inserção na fila de ligação do Call Center, etc.) adaptados e prontos para que você apenas insira o conteúdo certo para aquele interessado e, assim, impacte seu prospect a cada passo que ele der, buscando sempre mantê-lo próximo a sua IES, evitando que ele faça uma outra escolha de IES.

Com toda essa facilidade resultante do benefício da automação, a instituição vai perceber além do ROI, ganho de tempo, organização, escala e principalmente resultados como o do case da Unipê apresentado sobre de um dos nossos clientes CRM Educacional.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e com MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária, atualmente Daniel é CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino. Faz parte do conselho de Administração da Nerus - ERP para Varejo e da 5Seleto – Agência de Marketing Digital. Atua como Docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação em diversas Faculdades e Universidades no Brasil.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias