(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Preço do CRM: conheça os mitos, verdades e ROI

Preço do CRM: conheça os mitos, verdades e ROI

Publicado em 13 outubro 2017 e escrito por

A captação e a retenção de alunos são algumas das principais preocupações das instituições de ensino. Uma solução que se mostra cada vez mais eficaz para esses desafios é a utilização de um CRM educacional especifico, cujas campanhas melhoram consideravelmente os resultados.

Porém, muitos gestores hesitam em investir nessa possibilidade pois têm dúvidas quanto ao preço do  CRM Educacional.

Se esse é o seu caso, continue lendo, pois vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

Mitos sobre o preço do CRM

Separamos alguns pontos de dúvida sobre o preço do sistema CRM para esclarecer neste tópico. Acompanhe:

O sistema é caro

Existem diversos escopos de projetos para diferentes necessidades das instituições. De modo geral, com a captação de 8 alunos a mais do que na última campanha feita, já é possível pagar o investimento e aumentar o número de alunos em até 22,5%.

O case da UNI-RN deixa bem claro que o investimento é rentável seja no aumento de matrículas ou mesmo no aumento em 217% de inscrições logo após a implantação.

O ROI do sistema CRM é demorado

Conforme indicamos no último tópico, sua instituição consegue pagar a implantação do sistema no primeiro ciclo de com captação de alunos. A mudança de cultura, processos, práticas de captação que implantamos junto com o sistema aumenta a obtenção de resultados.

É mais barato implementar um sistema com minha equipe de TI do que comprar um plano no CRM Educacional

Os custos e o tempo envolvidos no desenvolvimento e na implementação de uma solução completa e personalizada para instituição de ensino, podem ser bastante altos. Vamos lembrar que para desenvolver uma solução em “casa”, você precisa contratação de pessoas com alto conhecimento em diversas áreas e isso custa muito esforços e gastos.

Por outro lado, um CRM especializado já traz o know-how, práticas de mercado e as funcionalidades necessárias para reduzir o processo em até 35 dias corridos de implementação. O processo é simples e rápido e você ainda ganha um parceiro estratégico, que manterá seu sistema de CRM sempre atualizado com as necessidades do mercado.

Cálculo do ROI relacionado à ferramenta CRM Educacional

Primeiramente vamos relembrar como calcular o ROI. O retorno sobre o investimento (ROI), amplamente conhecido pelos gestores com a finalidade de comprovar se os resultados de determinada ação foram satisfatórios e efetivamente trouxeram o retorno esperado. Sua fórmula é a seguinte:

ROI = Ganho obtido − quantia investida ÷ quantia investida

Para calcular o ROI de um projeto de CRM educacional, deve-se considerar o número de alunos que é preciso para pagar o investimento inicial. A partir desse número, todos os valores relacionados aos novos alunos já são considerados lucro para a instituição. Assim, a fórmula fica:

ROI = Número de alunos − quantia investida ÷ quantia investida

É preciso levar em conta que o projeto com CRM educacional é capaz de trazer lucros mais duradouros e contínuos do que outros tipos de campanhas. Isso porque, em vez de trazer resultados apenas durante o período da captação, o CRM muda toda uma cultura dentro da instituição.

Alguns dos benefícios são o aumento na fidelização dos alunos, na aquisição de novos alunos e na produtividade da equipe, além da maior facilidade de gestão do time de vendas e atendimento.

Logo, investir em uma ferramenta de CRM pode trazer às instituições de ensino, além de mais matrículas, alunos fidelizados, ou seja, contínuos até a conclusão do curso. Como foi dito, diferente do que muitos acreditam, o preço de sistema CRM é totalmente acessível a qualquer instituição que esteja disposta a melhorar seus resultados com as conversões em matrículas.

Agora que você já conhece mais sobre CRM, entre em contato conosco e conheça as soluções que temos para você!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias