(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Gestão educacional: 3 dicas para garantir rematrícula na sua IES

Gestão educacional: 3 dicas para garantir rematrícula na sua IES

Publicado em 27 setembro 2017 e escrito por

A vida de um estudante não é nada fácil: provas, trabalhos e horários atribulados de aulas, rematrículas são apenas algumas das tantas responsabilidades que permeiam essa trajetória.

Nesse contexto, cada decisão tomada traz um peso grande para o futuro, e dar continuidade a um curso superior é uma das escolhas mais complexas de qualquer aluno. Você, que já passou por isso, certamente entende como é importante definir os caminhos da futura profissão, não é?

Um dos maiores desafios da gestão educacional é o processo de retenção de alunos em uma IES, uma vez que as ações costumam focar apenas na captação dos estudantes. Então, que tal explorar um novo horizonte dentro da sua instituição?

No post de hoje, listamos 3 dicas para conquistar alunos, garantir rematrículas e direcionar os esforços de marketing para a retenção dos estudantes. Confira!

Conheça as possibilidades e os motivos das evasões

É essencial entender os motivos pelos quais um aluno pode abandonar o curso escolhido. Ele pode, por exemplo, estar desmotivado com as notas obtidas até o momento, já que faz um alto investimento nos estudos e ainda precisa apresentar satisfações para a família.

O aluno também pode estar com dificuldades financeiras, sem condições de manter as mensalidades em dia. Há casos em que os estudantes não conseguem conciliar um emprego com os estudos ou não se encaixam nas regras dos programas de crédito.

Analisar corretamente aqueles diferentes tipos de perfil pode resultar no desenvolvimento de soluções duráveis para a instituição. Uma solução que hoje já é possível através de um software personalizado para gestão educacional.

Essa postura seria mais uma segurança que o aluno teria para se sentir tranquilo e continuar bem com seus estudos.

Entenda a importância do relacionamento personalizado com os alunos

Imagine uma situação em que o aluno esteja passando por sérios conflitos internos: o caso dele estar se questionando sobre a futura profissão — se ela oferece boas chances no mercado ou se sua escolha foi mesmo correta.

Tudo isso pode ser uma grande oportunidade para que a instituição interfira positivamente e estabeleça um relacionamento personalizado com os alunos, oferecendo um suporte adequado para que suas dúvidas sejam respondidas de forma clara.

É assim que se estabelece uma relação de confiança entre estudante e instituição. Ao se sentir bem amparado, dificilmente o resultado dessa ação será a desistência do curso.

Mas como fazer isso?  Inicialmente é ter um conjunto de ações simples bem definidas que irão compor plano de relacionamento com o aluno (CRM) durante todo o semestre. Desde ofertar vagas de estágios, empregos e formas de financiamento para alunos com problemas financeiro até antecipar a informação sobre as atividades do calendário acadêmico ao aluno para aumentar o envolvimento acadêmico dele.

O seu plano de CRM irá se desenvolver com o tempo e um software especializado em educação trará suporte, eficiência nas ações realizadas com cada um dos alunos.

Invista em ações promocionais de rematrícula

Ações promocionais bem planejadas, dentro das estratégias de sua gestão educacional, devem ser um dos enfoques a cada ano, voltadas não só para captação, mas para reter o aluno na instituição.

Se iremos falar sobre ações promocionais de retenção, podemos pensar no pagamento da rematrícula antecipada, por exemplo. Fazer com que o aluno inicie o planejamento da sua rematrícula meses antes dela acontecer. Veja com o departamento financeiro se é possível diluir o valor da rematrícula nos meses iniciais e também avalie quantos alunos tem interesse em aderir a essa modalidade de pagamento antecipado.

↘✍ Veja outras dicas nesse link

A vivência em uma teoria já conhecida pode despertar nos estudantes um interesse ainda maior, sendo um incentivo a mais para que eles permaneçam nos cursos.

É importante ainda lembrar que sempre importante monitorar os resultados das ações preestabelecidas para entender melhor se os estudantes estão realmente envolvidos naquelas ações.

Inserir essas 3 dicas na sua gestão educacional pode não parecer simples de início, mas um planejamento executado com cuidado e organização poderá mostrar uma grande diferença no que diz respeito às rematrículas.

Comece a analisar suas possibilidades o quanto antes e coloque-as em prática para garantir a estabilidade de alunos dentro da sua IES. Conheça-o!

oferta buyer persona criar

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e com MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária, atualmente Daniel é CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino. Faz parte do conselho de Administração da Nerus - ERP para Varejo e da 5Seleto – Agência de Marketing Digital. Atua como Docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação em diversas Faculdades e Universidades no Brasil.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias