(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

6 Ferramentas de Gestão de Vendas para Captação de Alunos

6 Ferramentas de Gestão de Vendas para Captação de Alunos

Publicado em 20 março 2017 e escrito por

Tempo de leitura estimando: 6min


Neste texto você vai encontrar:


Aumentar o volume de vendas, ou matrículas, é sem dúvida uma grande satisfação para todos os gestores. A fim de conseguir isso, eles estão dispostos a valer-se de diferentes estratégias.

Com a evolução tecnológica e o desenvolvimento dos sistemas automatizados, multiplicaram-se as ferramentas que podem ajudar na gestão de vendas da melhor forma possível. Confira a seguir 6 dessas ferramentas e otimize a sua gestão!

Força de vendas

Através de um sistema automatizado de força de vendas, é possível impulsionar seu negócio de muitas formas:

  • Acompanhando as vendas em tempo real;
  • Interagindo com o candidato, em qualquer ponto onde ele esteja;
  • Melhorando o fluxo de informações;
  • Aumentando a produtividade tanto em relação às vendas internas quanto às externas  (é possível avaliar o desempenho dos vendedores, confirmando se estão realmente cumprindo as metas planejadas e oferecendo ajuda caso seja necessário).

A melhor interação entre a equipe de vendas, a instituição e o candidato certamente é um fator motivador para aumentar a produtividade. Lembre-se ainda que sistemas ERPs podem ser integrados a softwares de força de vendas, otimizando a gestão financeira de sua instituição.

Forecasting

Com esses softwares, o gestor pode controlar a previsão de vendas. Quando será realizada a próxima venda? Na semana que vem? Em qual dia? A previsão de vendas ajuda, principalmente, a controlar melhor os custos das suas ações de captação e planejar-se conforme as matrículas que serão efetivadas. Dessa forma, os investimentos são melhor direcionados, evitando prejuízos por contar com capital inexistente ou insuficiente. A previsão de vendas contribui, portanto, para otimizar o gerenciamento da verba da sua verba destinada à ações de captação de alunos.

Mapa de oportunidades

Com essa importante ferramenta de gestão de vendas é possível visualizar oportunidades e cruzar referências com cursos, especializações ou extensivos que foram adquiridos ou ainda poderão ser. Trata-se de consultar um verdadeiro mapa e identificar pontos estratégicos, lacunas e estudar dados que permitam ao gestor elaborar estratégias para aproveitar oportunidades e atrair os candidatos.

O mercado, ou até mesmo o mundo, está favorável para um curso em específico? Algum fato da atualidade enfraqueceu o mercado de uma área específica? Tudo isso é importante e possível avaliar com um mapa de oportunidades(e ameaças).

Agenda produtiva

Como o nome já diz, a agenda produtiva tem como objetivo agendar uma programação conforme você descubra oportunidades avaliando o mapa. Isso significa que a ferramenta complementa as atividades do mapa de oportunidades.

Ela também pode marcar mais compromissos relacionados ao fechamento de uma transação. Com a agenda produtiva, o gestor evita ficar disperso, com informações espalhadas e compromissos não cumpridos, otimizando as vendas e reduzindo a quantidade de produtos não vendidos.

Boomerang

Essa ferramenta existe em versão paga e gratuita, sendo a paga um pouco mais completa. Na verdade, o Boomerang é um plug-in que agenda o envio de e-mails, realiza todas as operações relacionadas ao tracking de abertura e à integração com o CRM (Customer Relationship Management ou gerenciamento do relacionamento com o aluno e candidato). O plug-in apresenta a vantagem de aumentar as possibilidades de gerar mais leads e acelerar os contatos iniciais para a conclusão de uma venda.

Dynamics CRM

O gestor que não investe em CRM está fadado a ver suas vendas caírem em escala vertiginosa. O candidato é um elemento fundamental para impulsionar as vendas de um negócio, seja diretamente (comprando) ou indiretamente (divulgando a marca e levando outros consumidores a efetuarem compras).

O Dynamics CRM é um sistema integrado que fornece ao gestor uma visão mais clara do candidato em todas as etapas de vendas, desde o primeiro contato até o período pós-venda. Ele também oferece ferramentas que melhoram todos os processos relacionados às vendas, incluindo marketing e atendimento. Com o Dynamics, é possível:

  • Segmentar candidatos;
  • Selecionar e reunir dados;
  • Planejar campanhas;
  • Compartilhar informações;
  • Elaborar relatórios.

E você, já usou alguma dessas ferramentas de gestão de vendas? Quais? Gostou dos resultados oferecidos? Comente abaixo e deixe sua opinião!


guia-do-cliente-crm

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias