(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Implementadores de Dynamics CRM são todos iguais?

Implementadores de Dynamics CRM são todos iguais?

Publicado em 04 janeiro 2017 e escrito por

Sim e Não! Calma, não vou te deixar com uma resposta ambígua numa situação tão importante: a busca de uma empresa para implementar o Microsoft Dynamics CRM na sua Instituição de Ensino.

Quando uma empresa, ou no nosso caso, uma instituição de ensino, começa a procurar por um CRM, ela precisa tomar algumas decisões importantes, e a primeira delas é: Qual Sistema CRM devo escolher. Já escrevi diversos posts aqui no blog sobre vantagens do Dynamics CRM, comparação com outros sistemas CRM e porque, em nossa visão, você deve optar pelo software da Microsoft.

Porém, definida a escolha pelo sistema CRM da empresa de Redmond, surge uma segunda grande decisão: Qual parceiro escolher para conduzir a implementação do Dynamics CRM em minha instituição. E posso te afirmar que esta decisão é tão importante, senão mais, do que a própria escolha do software, e te explico o porquê, fazendo uma comparação com o mercado automobilístico, pois ele está presente na vida de todos nós.

Há alguns anos, comprei um carro de uma marca francesa. Fiz a escolha por vários motivos: design, tecnologia, confiabilidade, conforto e desempenho (uma pausa na história para lembrar que todos estes atributos em negrito são tão importantes num carro quanto num software e você pode entender conforto como usabilidade). E posso te garantir que a minha escolha foi muito certa até que…

Sem suspense: até perceber que havia negligenciado um fator tão (senão mais) importante que todos os outros: a rede de concessionárias da marca (em nossa realidade, o parceiro que irá implementar e suportar o Dynamics CRM em sua instituição). Já na primeira revisão, aquela de 10 mil quilômetros, percebi o erro que tinha cometido: Apesar de todos aqueles atributos positivos da marca que citei acima, não havia no Brasil, naquele momento, mão de obra especializada para suportar a manutenção do produto que eu havia adquirido. Sofri, por quase três anos, com serviços ruins, diagnósticos errados, falta de peças e um péssimo atendimento. Foi a primeira vez em minha vida que recorri a ouvidoria de uma empresa.

Voltando para a escolha de um parceiro para implementar o Dynamics CRM em sua instituição, reforço a analogia: não adianta ter o melhor CRM do mundo se não tiver quem te ajude a implementar e manter este software.

E para te ajudar nesta escolha, vou listar três tipos de parceiros que encontramos atualmente no mercado:

  1. Parceiro Interno – Sim, algumas áreas de TI ainda insistem em fazer tudo em casa. Preferem treinar e certificar um ou dois profissionais na ferramenta e fazer a implementação interna do que contratar uma empresa de mercado. O que geralmente não enxergam é:
  • Que este profissional pode se desligar da empresa (e todo investimento realizado nele vai junto);
  • Que a área de TI recebe múltiplas demandas de múltiplos setores e não consegue priorizar tudo;
  • Que as tecnologias mudam muito e o tempo todo, e é muito difícil uma área de TI interna acompanhar todas as mudanças e inovações de todos sistemas e tecnologias utilizadas pela instituição;
  1. Parceiro Genérico ou Horizontal – Este tipo de parceiro geralmente é uma empresa que implementa o Dynamics CRM, é especializado na ferramenta, tem todas as certificações, conhece e acompanha a tecnologia, mas não conhece profundamente nenhum mercado. Ao escolher um parceiro que atende vários setores da economia, você irá se deparar com as seguinte situações:
  • Dificuldade de entender a relação instituição de ensino -> aluno, que não é uma relação de apenas uma transação comercial.
    • Não falar a “língua” do mercado de educação. Quer um exemplo? Qual a melhor alternativa para captar alunos, atualmente: ENEM, Vestibular Tradicional, Agendado ou mix de tudo isso?
    • Não ter, ou ter pouca experiência em outras implementações. Uma das coisas que mais valorizamos quando buscamos uma empresa para nos ajudar é a sua experiência em implementações similares a nossa.
    • Foco em customizações. Como este parceiro, que não é especializado, não possui um produto e um processo pronto, acaba desenvolvendo diversas customizações que serão utilizadas apenas por você. Bom né? Não, terrível, pois sempre que precisar atualizar a versão do Dynamics CRM, você terá que pagar pela atualização desta customização.
  1. Parceiro Especializado ou Vertical – Com tudo que escrevi até agora, fica fácil de imaginar o porque essa é a melhor escolha não é mesmo? Mas vamos deixar registrado. Por ser um parceiro Microsoft também será especializado na ferramenta, terá as certificações e acompanhará a evolução tecnologia nativa do Dynamics CRM, porém com algumas grandes vantagens sobre o Parceiro Genérico. Vamos a elas?
  • Terá um conjunto padrão de processos e tecnologias, que também pode ser chamado de um Produto, construído especificamente para o mercado em que atua;
  • Não terá foco em customizações. Por ser especializado, ja atenderá muitas das demandas que sua instituição possa ter. E se você tiver alguma nova demanda, provavelmente ela será incorporada no produto ofertado pela empresa;
  • Todos os colaboradores, da recepcionista ao CEO, passando pelos consultores, equipe de atendimento, desenvolvedores, customer success, entendem profundamente do seu negócio e falam a sua língua;
  • Terá cases e mais cases de sucesso em empresas (instituições) similares a sua e por isso poderá responder, de olhos fechados, aquela pergunta acima: Qual a melhor alternativa para captar alunos, atualmente? Além disso, poderá te sugerir, orientar, conduzir nas melhores práticas do mercado que você está inserido.

Falando um pouco sobre a CRM Educacional, nos encaixamos no terceiro tipo: Parceiro Especializado, verticalizado na educação, com grande foco no ensino superior privado brasileiro. Veja algumas vantagens que a CRM Educacional oferece em relação aos demais parceiros implementadores de Dynamics CRM:

  • Ficha de inscrição integrada ao Dynamics CRM, conectada com Google e Facebook;
  • Aprovação / reprovação automática pela nota do ENEM;
  • Inteligência preditiva de evasão de alunos;
  • Integração pronta com os principais sistemas de gestão acadêmica do mercado;
  • Integração nativa com as principais ferramentas de Inbound Marketing utilizadas no Brasil (RDStation e Hubspot)
  • Relatório de ROI (retorno do investimento) de Mídias Digitais, para você saber, facilmente, quais mídias e campanhas estão trazendo mais Matriculas;
  • Profissionais com larga experiência no mercado de atuação; Todos nossos consultores trabalham a pelo menos 7 anos neste mercado sendo que muitos deles já trabalham em instituições de ensino;
  • Profundo entendimento da definição de personas para Instituições de Ensino;
  • Régua de relacionamento automatizada que, além de enviar emails, SMS’s e gerar ligações telefônicas, envia o boleto para quem ainda não pagou a inscrição, a sala que será realizada a prova, o comprovante de inscrição, isso tudo sem precisar consultar no seu sistema de gestão acadêmica, pois tudo pode ser gerenciado dentro do próprio Dynamics CRM;

Enfim, O CRM Educacional não é apenas um parceiro, é uma solução completa de software que transforma o Dynamics CRM na ferramenta perfeita para te ajudará a Transformar Inscrições em Matriculas e Matriculas em Diplomas!

Vamos juntos?

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias