(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Vendas com CRM são mais rápidas! E as melhores IES já sabem disso

Vendas com CRM são mais rápidas! E as melhores IES já sabem disso

Publicado em 21 julho 2015 e escrito por

Cada vez mais a tecnologia faz parte da vida das empresas, adotada sempre com o objetivo de facilitar e agilizar processos, respondendo o mais rapidamente possível às demandas. Como não poderia ser diferente, muitas Instituições de Ensino Superior já se atentaram este recurso à seu favor e descobriram que é simplesmente essencial investir no relacionamento e vendas com CRM.

Aliás, as vendas com CRM costumam ser significativamente mais rápidas e em maior número. Um ótimo exemplo desse incrível desempenho das vendas com CRM acontece com os cursos EAD. Como essa modalidade de curso se mostra muito dinâmica desde a abertura de novas vagas até a matrícula de um novo aluno, um sistema CRM pode facilmente quebrar as barreiras que distanciam um candidato de se matricular na IES. Como toda “negociação” é feita online, o inscrito é conduzido até a matrícula por meio de ações pré determinadas pelo marketing, isso mesmo, o sistema CRM envia, automaticamente, argumentos específicos que são capazes de convencer esse indivíduo de que sua IES é a melhor escolha para ele, de acordo com cada passo que ele der a partir da inscrição.

Você com certeza está se perguntando: mas como aumentar minhas vendas com CRM? Pois é exatamente o que veremos agora. Então acompanhe:

Vendas com CRM e as instituições de ensino superior

O CRM surgiu para atender às demandas das equipes de venda no atendimento aos clientes. É nesse banco de dados que qualquer usuário devidamente autorizado pode ter acesso ao perfil de compra, a hábitos e inclusive a detalhes sobre o relacionamento entre vendedor e comprador.

Imagine a seguinte situação: um aluno se inscreve em um determinado curso na internet e liga para a central de atendimento ou de vendas perguntando sobre o processo para a matrícula. Qualquer manual de dicas de vendas vai indicar que a rapidez no acesso aos dados e a efetividade na resposta às perguntas são, nesse caso, as peças-chave para o sucesso.

O CRM para as equipes de vendas dessas instituições, permite que a ponte seja feita a qualquer hora e de qualquer lugar, dando a oportunidade perfeita a seus funcionários para que forneçam um atendimento realmente eficaz e contínuo.

Quer saber como andam suas vendas em cada uma das etapas na captação de alunos? Simples, baixe nossa calculadora e veja como foram seus resultados na última campanha de captação. Pense bem, suas vendas com CRM seriam consideravelmente melhores em cada uma das etapas, já que um sistema CRM especializado para instituições de ensino age em cada um desses momentos. Confira seus números:

vendas com crm oferta calculadora

O ciclo de vendas de uma IES: da inscrição à matrícula

Tudo começa pela descoberta da necessidade. É esse interesse que faz com que uma pessoa navegue pela internet em busca de uma instituição de ensino que atenda suas necessidades e se encaixe à sua realidade. Nessa nova realidade onde a internet é o principal terreno de pesquisas, a educação tem cada vez mais ocupado posição de destaque entre as buscas de pessoas das mais diferentes faixas etárias e de renda, afinal, a internet permitiu que indivíduos que não tinham acesso a uma IES, seja por fatores como localização, renda e etc. pudessem usufruir de uma educação de qualidade, obtendo o tão sonhado diploma.

E para que as vendas com CRM — ou matrículas no caso — possam ser efetivadas, é necessário rapidez na análise das informações e assertividade no contato feito com base nesses dados estudados — ou no retorno de um contato — pelas equipes responsáveis. A partir do momento em que um formulário de inscrição é preenchido e enviado para a IES, é como se um pequeno cronômetro passasse a correr, indicando que começou a corrida para converter esse interessado qualificado em um novo aluno.

Nesse momento, as equipes de marketing e comunicação da IES já fizeram todo um trabalho nos bastidores, esforçando-se para criar campanhas que despertem essa faísca de interesse nos possíveis alunos. Após a inscrição, a equipe de marketing pode até se responsabilizar pela criação do conteúdo e da estratégia dos contatos que serão feitos automaticamente por meio de um sistema CRM, o que soma muito na evolução do candidato, mas a responsabilidade já é passada para outros setores como o Call Center e/ou comercial, por exemplo. Que também utilizarão das informações contidas no CRM para saber como devem tratar cada caso específico.

As vendas com CRM

Engana-se quem pensa que basta instalar o sistema e começar a colher os frutos da automação do relacionamento. Na verdade, a cultura que deve ser implantada e incentivada dentro da instituição inclui a participação de todos na inclusão dos dados dos alunos e prospects corretamente, acessando esse mesmo sistema para novos contatos sempre que necessário. A partir dessa continuidade de atuação dos funcionários, cria-se o hábito extremamente benéfico de atualização constante da base de dados.

Aliás, o CRM para a equipe de vendas só funciona realmente se estiver inserido dentro desse universo cultural de esforço conjunto, vindo como forma de converter o empenho do time de marketing para a geração de leads em fechamento efetivo de novas matrículas. Isso sem contar que a ferramenta ainda permite a continuidade desse contato, para que a relação dê frutos em forma de indicações e novas aquisições do mesmo aluno que pode vir a fazer uma pós na IES.

Portanto, investir nas vendas com CRM é uma oportunidade de captar, reter e fidelizar alunos. Afinal, você terá em mãos informações privilegiadas que te auxiliarão a conhecer o perfil de um indivíduo.
Entende o quão poderoso é isso?
Esses dados deixam suas ações um passo à frente, permitindo que você atenda uma necessidade antes que ela faça um candidato desistir de se matricular ou previna que um aluno evada do curso que está fazendo.

Por meio dessa plataforma dinâmica todos os envolvidos no processo de captação e retenção podem acrescentar traços sobre o perfil de um aluno ou candidato que indicarão quais são seus hábitos e predileções. É o acompanhamento de cada passo do candidato ou aluno, em todas as fases da captação ou na sua vida letiva, que permite que você o conheça por completo, te auxiliando a agir assertivamente de acordo com cada situação.

Viu como, por mais que a competitividade no mercado educacional seja grande, investir nas vendas com CRM sua IES pode ter vantagens na captação e retenção de alunos? Então o que ainda está esperando para implementar essa facilidade na sua instituição? Dê mais poder para suas equipes de captação e retenção, permita que suas ações sejam mais inteligentes e assertivas. Experimente o gosto de atingir as metas que seu mantenedor estipula.

Sobre o autor:

Felipe Souza

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias