Diferencial da IE: não cobrar inscrição do candidato do ENEM

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
07

Como tem sido o seu desafio de captar alunos ano a ano, campanha após campanha de vestibular? Tenho conversado muito com mantenedores de instituições particulares e todos me falam que está cada vez mais difícil captar alunos. E na sua IES, também está difícil? Vou te fazer duas perguntas:

  1. Você utiliza a nota do ENEM para selecionar seus futuros alunos? (não sabe como? clique aqui para ler o post que explica melhor esta forma de captação de alunos)
  2. Você cobra a inscrição do candidato que escolhe utilizar a nota do ENEM?

Se você respondeu NÃO para a primeira pergunta, sinto te dizer, mas você esta atrasado.

Se você respondeu SIM para as duas perguntas, sugiro ler atentamente este texto.

Deixa eu te explicar o porque toquei nesse assunto:

É claro que eu não desejo que sua IES continue enfrentando dificuldades na captação de alunos, mas de acordo com os números do panorama do ensino superior 2015, fica bem claro que uma das fases mais delicadas da captação é a inscrição do candidato.

Como o caminho que o candidato percorre até chegar a matrícula é composto por várias fases, é preciso trabalhar bem em cada uma delas. Hoje vou te mostrar uma forma de melhorar seus resultados nesta que é comprovadamente uma das mais críticas: a inscrição do candidato.

Porque devo me atentar para a fase de inscrição do candidato?

Tenho certeza que você tem várias respostas para esta questão, mas muitas vezes o óbvio deve ser dito.

Quero insistir muito nesse ponto para deixar claro que antes de pensar em aumentar seu número de matriculados. Por isso é preciso construir uma base sólida de candidatos para que possa trabalhar essas oportunidades e transformá-las em novos alunos.

O material que citei no início deste texto(panorama do ensino superior 2015) mostra claramente o fluxo de alunos interessados no ensino superior. A maioria absoluta procura uma IES pública, por vários motivos. Isso quer dizer que você disputa os interessados que sobram com uma infinidade de instituições que ofertam o mesmo serviço. Ou muito parecido, na visão do futuro aluno)

OK, já contamos dois obstáculos até aqui certo? A alta procura por IES públicas e a concorrência entre as privadas. Mas ainda temos outro fator que virou o mercado educacional de ponta cabeça neste ano de 2015, as novas regras do FIES. Pois é, essa atualização no principal plano de financiamento educacional do país comprometeu profundamente o poder de compra dos interessados em um curso superior. Com isso, podemos  concluir que a procura por uma IES pública tende a aumentar ainda mais, concorda? Por isso escrevo este texto agora, para que na sua próxima campanha de vestibular você conquiste um bom número de candidatos. E não precise contar com a leva de reprovados nas IES públicas para captar inscrições.

Hoje trouxe um fator, dentre tantos, que certamente vai te auxiliar a conquistar mais possíveis alunos. Não cobrar taxa de inscrição de um candidato que utilizar nota do ENEM para ingressar na sua instituição

Diferencial para sua IES: não cobrar taxa de inscrição de um candidato que utilizar nota do ENEM

Como eu já disse aqui, existem várias barreiras para que um possível aluno chegue até sua IES e tudo o que vocês menos precisa é  oferecer mais empecilhos para este interessado.

Imagine que um possível aluno superou todos os 3 fatores adversos que citamos até aqui. Ele não tentou uma IES pública (ou não foi aprovado nela), não se inscreveu em outra IES particular. Ou por algum motivo enxerga a sua com algum diferencial e não irá contar com o FIES para fazer seu curso superior. Cenário perfeito, não é mesmo?

Mas a primeira coisa que ele encontra ao chegar da sua IES é uma barreira. Mas aí você pode me falar “ninguém vai deixar de fazer um curso superior por causa de 40 reais”. Ok, pode até ser. Porém, mais importante que a inscrição, é a matrícula correto? Se o seu processo de classificação por nota do ENEM é automatizado (se não é, volte para a pergunta 1 lá no início deste post). E entrega o resultado de aprovado ou reprovado online e com muita agilidade, porque incluir uma barreira neste processo?

Ja parou pra pensar se a segunda opção de IES dele, que não cobra taxa de inscrição do candidato que utiliza nota do ENEM. E entrega o resultado assim que o candidato termina de digitar a nota, não lhe seria mais atrativa?

Vamos supor que ele não esteja confiante em passar na prova. Ou não tem segurança do curso escolhido, a taxa de inscrição se transformaria em um prejuízo para ele!

Por isso defendo que pensemos além. Aumentando o número de inscritos, você aumenta também o número de oportunidade de novos alunos, o que quer dizer mais receita. Se você não cobra inscrição pelo ENEM e por algum motivo este candidato não passa em sua nota de corte. Você pode convertê-lo num inscrito para prova tradicional ou agendada, com apenas uma ligação, não é mesmo?

Tendo como base uma mensalidade de R$ 600,00 em um período de 4 anos. Caso você consiga aumentar apenas uma aluno em comparação com sua última campanha, já seriam mais R$ 30.000,00 no caixa da sua IES!

Os desafios são muitos grandes para que fiquemos pensando em números tão pequenos. E antigos como taxa de inscrição do candidato que utiliza nota do ENEM. Por mais que sua IES tenha uma gestão conservadora, eu te encorajo a conquistar esse diferencial para sua instituição. Pois certamente seus concorrentes já estão fazendo ou irão fazê-lo em breve. Imagino que a briga possa ser grande, mas a recompensa certamente será maior.

Nota do ENEM na inscrição do candidato

Se mesmo pensando no aumento de receita com o número de novos alunos você ainda acha difícil não cobrar taxa de inscrição do candidato oriundo do ENEM. Quero detalhar um pouco mais a proposta que estou tentando te passar neste texto.

Se for parar para pensar, o vestibular nada mais é do que um nivelamento para que um curso e IES contenham apenas alunos com um nível mínimo de conhecimento requerido. Isso é muito importante para a evolução dos alunos, para a qualidade do curso e dos profissionais formados pela sua IES.

O ENEM surgiu exatamente para este fim, tanto é que atualmente é a porta de entrada inicial para as diversas IES públicas no Brasil. Então nós podemos aproveitar isso. O crescimento de inscritos neste exame traz um conforto ainda maior para que você use estes resultados na sua próxima captação de alunos. Em 2014 o número de inscritos no ENEM cresceu 21,8% em relação a 2013, somando 9.519.827 ao todo.

É certo que a maioria dos seus possíveis alunos serão avaliados pelo ENEM. Por qual motivo reavaliá-los? Isso te permite diminuir drasticamente seus custos com provas de vestibular ou quem sabe até extinguir este antigo procedimento.

Já escrevi um texto explicando como você poder usar a nota do ENEM na inscrição do candidato de maneira eficaz e segura. Para que você use apenas dados confiáveis neste processo. Clique aqui e leia mais sobre isso assim terminar este texto.

4 recursos para você não cobrar taxa de inscrição do candidato

Deixa eu te explicar bem o que estou propondo neste texto. No momento em que um futuro aluno for se inscrever no seu vestibular, ele preencheria seus dados normalmente. Mas teria a opção de informar sua nota no ENEM. Feito isso, a nota informada por ele, juntamente com o curso que selecionou no cadastro. Já seriam o suficiente para verificar se ele alcançou a nota de corte exigida por sua IES para aquele curso. Isso EXCLUI a necessidade de uma outra avaliação deste candidato, afinal, ele já foi avaliado pelo ENEM e já te ensinamos como verificar esta nota. Por isso, defendo que você não precisaria cobrar taxa de inscrição para este futuro aluno.

Ok, agora é só fazer esta solicitação para sua equipe de TI implementar. Ou solicitar para o fornecedor de ERP Acadêmico e aguardar alguns meses, quem sabe anos na fila, certo? Poderia até ser, mas eu não iria resolver uma problema te apresentando outro.

Um sistema CRM especializado te permite essa e muitas outras personalizações, sem a necessidade de envolver outras áreas da sua IES. O que torna seus processos menos burocráticos e te permite testar mais soluções para melhorar seus resultados. Confira 4 benefícios que você terá em mãos ao contar com uma ferramenta CRM especializada no ensino superior.

Conte com um sistema CRM especializado para:

  1. Processar as notas do candidato no ENEM automaticamente e responder instantaneamente sobre a convocação em até 15 segundo após o informe da nota. Lembre-se, caso você cobre uma taxa e o candidato escolher boleto, por exemplo. Ou mesmo por cartão e não efetivar o pagamento, toda e estratégia de captação instantânea vai por água abaixo;
  2. Excluir o custo de infraestrutura com a aplicação de uma prova: já que a partir das notas digitadas pelo candidato. O próprio sistema CRM irá fazer o cálculo de acordo com a nota de corte cadastrada para o curso escolhido;
  3. Excluir uma das fases do processo de captação de alunos. O pagamento da taxa de inscrição do candidato, e se aproximar de outras receitas muito mais importantes como a matrícula e as mensalidades.
  4. Se adequar à realidade do mercado e inserir mais inteligência ao seu processo de captação de alunos. Já que a maioria das IES particulares já não cobra inscrição do candidato pelo ENEM;

Conheça mais sobre um sistema CRM especializado no ensino superior brasileiro e potencialize as suas ações de captação de alunos. Você não precisa se render as dificuldades oferecidas por este mercado.

Você pode aumentar seu número de inscritos de maneira simples.

É claro que este texto é um resumo de todo processo de novas estratégias de marketing e vendas para que sua IES se torne mais atraente e gere mais oportunidades de captação de alunos. Existem ações específicas referentes a cada momento de decisão do aluno que não abordei aqui. Por outro lado, listei os pontos mais críticos onde gestores de marketing costumam enfrentar dificuldades na hora de tentar captar um aluno. Caso não queira passar pelos mesmos erros já enfrentados por outros profissionais da área, dedique mais alguns minutos para adquirir mais conhecimentos.

Você pode transformar completamente a captação de alunos da sua IES. Desenvolvendo os seus diferenciais e fazendo com que seus futuros alunos sejam impactados por eles. Mas o que fazer para evitar erros comuns que te atrapalham a atingir as metas? A resposta é simples: técnicas antigas, resultados antigos, Inove!

Existem técnicas e ferramentas especializadas na atividade de conversão. Como eu disse, você pode otimizar o trabalho da sua equipe interna e trazer mais inteligência para suas ações de captação. Para isso, você precisa conhecer e entender como trabalhar com ferramentas especializadas no mercado educacional brasileiro.

Eu consigo te mostrar que todas as ações que você faz para matricular um aluno podem ser automatizadas, o que mudaria completamente o cenário atual da sua IES . Se o marketing que você tem feito atualmente não vem sendo o bastante para conquistar grandes resultados, nós realmente precisamos conversar.

Clique aqui e conheça o  funil de captação de alunos e a régua de relacionamento.

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.