(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Gerente de Projetos e Implantação CRM: 3 benefícios colhidos desta união

Gerente de Projetos e Implantação CRM: 3 benefícios colhidos desta união

Publicado em 19 setembro 2014 e escrito por

Nos dois postos anteriores, tratamos sobre dois tópicos muito importantes sobre implantação CRM, que se aplicam ao mercado de educação:

– Implantar CRM: 6 passos para não estragar a implantação do CRM

– Gerente de Projetos: Será que o Gestor de Marketing Educacional precisa investir em um?

 

Tá, mas qual a relação entre um Gerente de Projetos e Implantar CRM?

Meu caro Gerente, Diretor ou Gestor de Marketing de uma instituição de ensino, pense num cenário de implantação do CRM Educacional para Captação de Alunos, onde os principais objetivos são:

  • Identificação de Personas
  • Automação da régua de relacionamento
  • Gestão do funil de vendas
  • Gestão do Call center
  • Integrações com outros sistemas

Tudo isso para garantir uma melhora no processo de captação de alunos, certo?

Neste cenário é comum nos conectarmos com diversos atores que se não tiverem suas demandas e interações bem gerenciadas, tornam o projeto “O CAOS”.

Vamos aos atores deste cenário:

  • A equipe do CRM Educacional(nós, é claro!)
  • O parceiro de envio de SMS
  • O parceiro de envio de e-mail(se não houver, será a TI Interna da IES)
  • O responsável pelo CallCenter
  • A equipe de TI Interna (para apoiar nas integrações)
  • O parceiro de ERP Acadêmico(para integrar a fase final do funil: Matrícula)
  • O parceiro que implementou o PABX(para automatizar as ligações do Callcenter)
  • O diretor de operações, diretor de captação, reitor, diretor geral, mantenedora ou acionistas (que querem saber a evolução das matrículas, de hora em hora, ou minuto a minuto, as vezes com relatórios de conversão bem peculiares)
  • A secretaria geral que organizará o quadro de vagas e receberá os candidatos aprovados para realizarem as matrículas
  • A equipe de design que montará as peças a serem enviadas por email marketing
  • E os candidatos, que querem ser cuidados, orientados, conduzidos e tutoriados no seu processo de seleção de curso, faculdade e carreira

E aí? Já tinha parado para pensar na quantidade de pessoas, processos e tecnologias que são necessários gerenciar em um processo de captação de alunos? Seja durante a implantação de uma das ferramentas acima ou nas campanhas semestrais (que agora se conectam uma a outra, sem interrupção) de Captação de Alunos, o Gerente de Projetos é um profissional fundamental para o seu sucesso e, consequentemente da sua equipe e da sua instituição de ensino.

Mas não temos Gerente de Projetos em minha instituição. O que fazer?

Não fique triste, como já falei anteriormente, ainda é muito escassa a figura de Gerente de Projetos nas instituições privadas de ensino superior. Ok, mas o que eu faço então? OUSE e CONTRATE um GP para a área de marketing. Crie significado em sua liderança sobre a necessidade do investimento. Sim, investimento, pois um bom Gerente de Projetos se paga por meio do retorno dos projetos em que atua.

Destacamos 3 (três) motivos que tornarão sua vida muito melhor e que farão a diferença em seus resultados e carreira:

  • Você saberá que algo que foi planejadonão vai acontecer antes que isso aconteça. Isso lhe possibilitará fazer o que você faz melhor: tomar decisões;
  • Os envolvidos no projeto,que demandam tanto e muitas vezes não cumprem o que lhes cabe, serão constantemente informados sobre “Conformidades” e “Não Conformidades” no projeto. Essa documentação formal poderá lhe ajudar caso as coisas não saiam como esperado, principalmente quando se trabalha em instituições de extrema competição. (Que sabemos não ser o seu caso, claro!);
  • O gerenciamento de mudanças (escopo), custos, prazo e qualidade será claro e conhecido por todos. Logo, ao final de cada projeto você poderá apresentar a sua liderança o resultado do investimento realizado. No mercado educacional atual, apresentar acertos, indicadores, documentação e lições aprendidas são bem vistos por grande parte dos gestores. Isso ajudará em sua projeção de estrategista, aumentando sua credibilidade perante a comunidade acadêmica.

O perfil do Gerente de Projetos ideal

O melhor GP que você pode contratar é aquele que atenderá bem as necessidades do seu departamento. Isso é algo que pode parecer óbvio e básico, mas é importante entender. Para isso, compartilhamos uma dica e uma tarefa:

Dica:

Saiba que projetos tem uma característica comum: tem início, meio e fim e sempre apresentam um resultado único, exclusivo.

Qualquer coisa diferente disso, provavelmente é um processo e não precisa de um Gerente de Projetos para fazer sua gestão.

Voltando ao perfil do gerente de projetos, procure um que tenha base teórica, do PMBOK principalmente, com alguma (ou várias) experiências em gerenciamento de projetos com múltiplos fornecedores envolvidos e, de preferência (se encontrar, contrate na hora) com experiência no mercado de educação. Ah, um Gerente de Projetos precisa ter atitude, coragem e cuidado no relacionamento. Muitas vezes eles precisará cobrar prazos e entregas de pessoas que estão hierarquicamente acima dele, ou até mesmo de você. Cobranças essas, que prezarão pelo sucesso do projeto e da Instituição.

Apenas como referência, é possível encontrar bons profissionais com alguma experiência numa faixa salarial entre 5 e 8 salários mínimos mensais, numa contratação CLT. A variação salarial estará muito voltada a região onde está localizada a sua IES e experiência, maturidade e habilidades de relacionamento que o profissional encontrado apresentará.

E então, está com dúvidas sobre o que é projeto e o que é processos em seu departamento de marketing? Precisa de ajuda para definir o perfil do Gerente de Projetos da sua área antes de implantar o CRM Educacional? Entre em contato com nossa equipe que teremos muito prazer em ajudá-lo!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE: