Redes sociais na captação de alunos: Como elas podem ajudar?

 In Captação de Alunos, Problemas Gestão Educacional

As redes sociais mudaram bastante a maneira como as pessoas interagem entre si e com as empresas. Isso também vale para instituições de ensino. Hoje as  redes sociais já possuem um papel importante na captação e retenção de alunos. A forma como a instituição se  comporta online, diz muito sobre ela e como funciona sua relação com os estudantes no ambiente físico.

Por isso, é importante avaliar se no seu planejamento de marketing  também contempla estratégias especificas para as redes sociais.  Lembre-se que a concorrência aumenta cada vez mais, então é válido contar com recursos que ofereçam mais visibilidade, relacionamento e sucesso com seus futuros alunos.

Ainda tem dúvidas sobre a eficiência dessa estratégia? Confira de que formas as redes sociais ajudam na captação de alunos da sua instituição de ensino!

Oferece informações sobre a audiência

Em qualquer tipo de campanha de marketing é sempre necessário saber o máximo possível a respeito do público que você está tentando atingir. Assim a sua comunicação pode ser mais eficiente para impactar essas pessoas com os argumentos certos.

E para isso é necessário um monitoramento detalhado de todas as menções da instituição, um relacionamento direto com os interessados e mais que os dados fornecidos pelas plataformas conhecer a fundo os indicadores das reações do seu publicado em cada publicação.

Existem diversas formas de aprender mais sobre a audiência que você está atingindo com esses meios. A empresa Planeta Y, por exemplo, conta com uma plataforma que reúne dados da sua audiência e de que forma ela interage com a sua página.

Estabelece a instituição como autoridade

Com o aumento da concorrência em todos os mercados, a sua instituição de ensino não vai captar mais alunos simplesmente dizendo ser a melhor. Ela também precisa ser percebida pelo público como uma referência na área. Felizmente as redes sociais são grandes aliadas para ajudar você a conquistar isso.

Conhecer e entender quem seria sua persona e o comportamento que ela possivelmente terá com cada publicação é um diferencial que pode ajudar muito na hora de compartilhar o conteúdo.

Por isso para te ajudar, desenvolvemos esse e-book que explica passo-a-passo como definir e cria seu candidato ideal para instituição.

Confira > COMO CRIAR BUYER PERSONAS PARA SUA INSTITUIÇÃO

Ao publicar e compartilhar conteúdo de qualidade nos perfis da sua instituição, aos poucos você vai consolidando-a como uma autoridade no assunto. Basta postar um material que realmente tenha qualidade e que consiga satisfazer as necessidades de quem lê.

Estimula o engajamento do público interno

Uma boa estratégia de redes sociais não é benéfica apenas para a captação de alunos externos. Também é um caminho muito eficiente para manter engajados os que já integram a sua instituição de ensino, o que é bastante positivo para a marca se fortalecer ainda mais.

Um perfil nas redes sociais pode atuar como um veículo de comunicação interna, registrando acontecimentos institucionais e publicando notícias de interesse dos estudantes da instituição. E de retenção, com retorno a possíveis descontentamentos que podem ser publicados pelos alunos com a IES.

Permite métricas de sucesso  das redes sociais na captação de alunos

Uma das maiores vantagens de trabalhar com redes sociais para a captação de alunos é a riqueza de dados aos quais você tem acesso nas suas campanhas. Isso permite ter certeza de que as suas iniciativas estão no caminho certo.

Com uma ferramenta como o CRM Educacional, é possível mensurar efetivamente os contatos vindos das redes sociais. Quando o interessado preenche a ficha o sistema identifica se o candidato é devindo do seu anuncio do facebook, por exemplo. Assim fica mais fácil calcular o ROI do investimento nas mídias e planejar os próximos investimentos da instituição.

Caso algo esteja errado você pode perceber na hora e logo implementar os ajustes necessários. Trata-se de uma possibilidade inexistente no marketing tradicional, em que mudanças como essa são muito mais trabalhosas.

Tendo em mente todos esses benefícios, fica claro o quanto a sua instituição de ensino pode ganhar na captação de alunos ao começar a trabalhar de forma estratégica com as redes sociais.

Lembre-se que a sua atuação nessas plataformas precisa ser inteligente: determine metas e objetivos concretos e fique de olho nos resultados, pois mais importante que uma página engajada é levar os internautas ao seu site e converte-los na ficha de inscrição!

Restou alguma dúvida a respeito desse assunto? Quer saber sobre outros meios de captação de alunos?

Recent Posts

Leave a Comment

métricas de matrículasdivulgar o vestibular

Vendas: 11 3900.1190 | Contato: Clique aqui