4 Métricas de matrículas para medir o retorno da macro captação

 In Captação de Alunos, Estratégias Marketing Educacional, Problemas Gestão Educacional

Não é à toa que cada vez mais o marketing digital vem sendo utilizado para a divulgação de instituições de ensino. Com seu alto poder de segmentação e custo baixo, o marketing digital se destaca também por outra grande vantagem: a possibilidade de mensuração das métricas de matrículas.

Assim, é possível fazer análises constantes do retorno das campanhas, avaliando quais ações estão dando certo e o que precisa ser aprimorado para melhorar cada vez mais os resultados.

Pensando nisso, a seguir vou mostrar as métricas para captação de matrículas mais importantes, que devem ser acompanhadas durante todo o ano pela equipe de comunicação da instituição.  Confira!

1. Retorno sobre Investimento (ROI)

Retorno sobre o Investimento (ROI), significa que o custo de investimento de uma campanha de marketing digital em relação ao ganho que a instituição teve com a ação.

Com esse cálculo você conseguirá enxergar quanto de dinheiro sua IES está ganhando ou perdendo com o investimento em estratégias de marketing.

Caso você precise de mais informações sobre o assunto, uma boa dica é pensar no CRM Educacional: como uma solução que você pode e merece ter em sua IES.

2. Taxa de conversão de leads

A taxa de conversão ajuda a entender o retorno de cada investimento sobre determinada ação de marketing digital. E pode ser medida pelo número de inscritos na sua  ficha de inscrição, pelos interessados na newsletter ou até mesmo no número de testes vocacionais, aplicados na sua instituição aos possíveis alunos.

Suponhamos que você quer saber o quanto o seu site está convertendo visitantes em candidatos;

Se a página tiver 100 visitas em um dia e 5 alunos realizaram a inscrição, quer dizer que sua taxa de conversão é de 5%.

O cálculo é a relação entre o número de visitas do seu site e o número de ações realizadas. Pensar no site, na forma de inscrição e como captar os dados dos futuros alunos é essencial para aumentar esse cálculo.

> Pare de perder alunos por causa de uma ficha de inscrição mal definida

3. Custo de aquisição por aluno

O próprio nome já diz: com essa métrica você vai conseguir saber o custo para conquistar cada aluno em campanha de captação.

Atente-se na hora de inserir as despesas nessa conta. Todo investimento feito em uma ação deve ser levado em consideração como: descontos, comissões, ferramentas, softwares, funcionários etc.

Além disso, deve ser calculado todo o período da campanha, desde a atração de estudantes até o fechamento de matrículas.

4. Taxa de cliques de e-mail marketing

Uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital é o envio de e-mail marketing, e isso acontece devido aos bons resultados dessa ferramenta.

Entenda a importância do email marketing para sua IES

A Clickthrough Rate (CTR), ou taxa de cliques, é uma métrica essencial para saber se sua campanha de e-mail marketing está realmente funcionando. Ela indica a taxa de cliques em relação à quantidade de mensagens enviadas.

Métricas de matrículas , o que entender disso

Para realizar toda essa metragem, é necessário uma ferramenta de automação  para facilitar a gestão das campanhas e manter um controle maior da base atual e possíveis alunos.

CRM Educacional, por exemplo, é uma ferramenta amplamente conhecida no mercado e desenvolvida por especialistas na área educacional.

Para se ter ideia, é a única empresa que cria um funil de captação de alunos adaptado ao perfil de estudantes e candidatos de forma exclusiva para sua instituição de ensino — além, de outras diversas funcionalidades e benefícios voltadas área de educação.

Ficou com alguma dúvida sobre as métricas para vendas de matrícula e automação do processo? Vamos conversar.

Quer calcular  pelo menos um dado manual para observar como se faz:

Recent Posts

Leave a Comment

Integração Inbound funilferramenta de CRM para Instituição de Ensino graficos

Vendas: 11 3900.1190 | Contato: Clique aqui