Integração Inbound Marketing e CRM Educacional

 In Estratégias Marketing Educacional, Implantação CRM Educacional, Relacionamento e Retenção

Para alcançar bons resultados na captação e retenção, a instituição de ensino precisa superar os desafios do mercado,  empregar estratégias inovadoras de integração inbound marketing e contar com um bom CRM na gestão das informações dos alunos.

O principal objetivo da integração entre o CRM Educacional e ferramentas de inbound marketing é conectar o funil de marketing com o funil comercial. Em outras palavras, conectar a fase de consideração (quando o candidato decide que sua instituição é uma boa alternativa para ele) com a fase da tomada de decisão e consequente inscrição em seu processo seletivo.

Mas se você ainda não vê na prática, porque esses dois elementos precisam andar juntos na sua IES, este texto é para você.

Entenda qual é a importância do Inbound Marketing e do CRM e confira as principais vantagens dessa associação:

Integre Inbound e CRM Educacional

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é Inbound Marketing e CRM:

Customer Relationship Management (CRM)

O CRM, cuja sigla em português significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, consiste em uma técnica de coleta dos dados necessários para o relacionamento personalizado com o cliente.

No ramo educacional a captação é mais complexa e possui especificidades que somente um CRM especializado pode atender com precisão, como na régua de relacionamento, ficha de inscrição, funil de captação de alunos e mensuração do ROI das campanhas de matrículas.

Inbound Marketing

Trata-se da estratégia para atrair e converter o aluno, por meio de técnicas de personalização e conteúdo relevantes. As estratégias de Inbound Marketing se valem principalmente de canais digitais, como blogs e redes sociais.

Quando o Inbound Marketing é integrado ao CRM Educacional, suas equipes de Marketing  e comercial conseguem mais chances de converter interessados em alunos.

Isso acontece porque o marketing de atração qualifica os interessados dentro do funil, fazendo com que eles se eduquem e veem cada vez importância no serviço oferecido pela IE — ou seja, as pessoas que chegam o site, são estudantes mais qualificados, e que já trazem o interesse real em estudar em sua instituição.

Depois da atração é hora da captação e então entra o trabalho do CRM com o recolhimento automático dos dados deixados no site para que a instituição comece a construir relacionamento direto com o candidato.

Benefícios da Integração Inbound Marketing e CRM

Mais conhecimento sobre seu público

Sabendo exatamente quem é o seu público, torna-se muito mais fácil conquistá-lo e transformá-lo em aluno. A definição do seu público-alvo é muito mais do que apenas saber idade, sexo, classe social e outras informações básicas.

Entenda melhor no nosso e-book: Como criar Buyer Personas para IES

O CRM Educacional possui métodos para atrair aluno até a finalização da sua matrícula e posteriormente trabalhar o relacionamento dele com a instituição ao longo da sua vida acadêmica.

Aumento da contribuição entre as equipes

A integração entre Inbound Marketing e CRM também permite que as equipes responsáveis marketing, comercial, ti e call center) trabalhem melhor em conjunto com a integração e otimização de todo o sistema.

Em uma instituição de ensino, todas as equipes precisam estar trabalhando juntas, dessa forma é possível melhorar a forma como atender os alunos e conquistar novos que estão na fase de decisão.

Melhora da comunicação com os alunos

Sabendo quem será o seu aluno, suas dúvidas e dificuldades, a captação fica muito mais fácil. E o comercial tem mais facilidade no relacionamento com esse potencial candidato.

Essa melhora no relacionamento aumenta incrivelmente as chances de gerar mais matrículas, além de ser útil para fidelizar os futuros estudantes da instituição.

Quando você faz uma gestão integrada em sua IES, torna-se mais capaz de potencializar seus resultados, aumentando-se o número de alunos e de inscrições.

Além disso, o retorno sobre o investimento (ROI) é otimizada, já que os esforços das equipes são direcionados para as pessoas que realmente têm interesse nos cursos.

Agora que você entendeu a importância do inbound dentro do funil de captação comercial do CRM Educacional, que tal continuarmos conversando? Sim, muito interessante

P.s – Mas se você já tem um software e ainda está na dúvida sobre a integração dele com o CRM, aqui está o segredo.

Recent Posts

Leave a Comment

cultura de captação computadormétricas de matrículas

Vendas: 11 3900.1190 | Contato: Clique aqui