Implantação CRM: 6 passos para não estragar a implantação do CRM

 In Implantação CRM Educacional, Software Dynamics CRM

Com a implantação CRM, você otimizará seu relacionamento seja com o cliente interno ou externo. A ferramenta faz isso, aproximando as partes envolvidas por meio da presença constante em todo o processo de decisão.

Por exemplo: Em uma relação Futuro aluno X Universidade, você conseguirá acompanhar este interessado ao longo de todo o seu processo de decisão e, assim, influenciá-lo com abordagens e ações específicas de acordo com o momento em que ele se encontra. Quando ele estiver decidido a estudar na sua IES, será passado para o Processo Seletivo, depois para a Secretaria Geral para que se matricule e assim em diante. Passando por todas as partes envolvidas no processo de captação.

Tendo em vista que várias áreas seriam afetadas com o uso dessa ferramenta, já todo o processo antes feito utilizando várias soluções designadas desde a geração de dados até comunicação interna, agora seria feito em uma só plataforma. É fácil concluir que a adesão de uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento deve ser de comum acordo dentro da empresa. Não é mesmo?

Mas como superar esse desafio? Como mostrar para todos os envolvidos as vantagens de inovar aquele velho processo de captação usado há décadas?

Para isso, procurei te familiarizar com o processo de implantação CRM, informar tudo o que sua empresa precisa seguir para aproveitar ao máximo dos benefícios proporcionados pela ferramenta. A partir daí, você será capaz de preparar sua organização para receber a solução que irá potencializar e dinamizar seus resultados através da automação de processos, um sistema CRM.

Em 6 passos você será capaz de extrair o máximo de um CRM:

 O que te trouxe até a implantação CRM?

Tenha claro para você, quais são os objetivos a serem atingidos por meio do CRM. Qual das suas necessidades que esta nova ferramenta veio sanar. Só assim você poderá mensurar seus resultados e designar o que realmente é atribuído a este sistema.

Dê atenção especial ao início dos seus trabalhos. A etapa de implantação CRM, é aquela em que você levantará seus processos atuais e traçará as automações e estratégias que terá com a ferramenta. Isso é o que embasará o sucesso de suas ações futuras.

Engaje as pessoas envolvidas para implantar o CRM

Claro que é um desafio, pois sua equipe de TI da sua instituição de ensino poderá dizer que a solução que ele criou é bem melhor, ou que é capaz de criar algo melhor. O setor de Call-Center prefere se manter na sua inseparável lista no Excel. A equipe comercial e administrativo preferem continuar no velho modelo já adotado há anos.

Posição compreensível se quiserem manter seus resultados como estão, mas se deseja aumentar seus resultados e atender a cobrança por resultados, você deve escolher um sistema CRM.

Conquiste todas as equipes envolvidas neste projeto.

Pés no chão, personalização do CRM tem limites!

Procure não perder todo seu tempo com personalizações no sistema. Adequar o CRM à sua realidade é fundamental mas trabalhoso, então procure um sistema que seja mais próximo ao seu segmento ou, até mesmo, especializado.

Assim, você otimizará ainda mais seu tempo e colherá mais rápido os frutos deste trabalho.

Trate seus dados antes de partir para a implatação CRM

Antes de migrar todos os seus dados das diferentes ferramentas que utilizava. Garanta que eles atendam às especificações do CRM, o municiamento de informação para a criação mais assertivas das ações é dada por um completo conhecimento do indivíduo. Por isso, tenha o cuidado de tê-los de forma completa e única, para que tenha todas as informações do seu cliente/possível cliente e não haja dados duplicados.

Gerar entusiasmo transformando percepções em números

Agora suas percepções terão embasamento. Nada de “eu acho que esse é o melhor caminho”. Faça uma análise real do comportamento e da situação do seu lead a fim de traçar a melhor estratégia para convertê-lo.

Treinamento CRM é essencial 

E claro, receber treinamento especializado para utilizar a ferramenta após a implantação do CRM é essencial!

Busque empresas que fazem essa capacitação para que você consiga tocar seus projetos, analisar dados, tomar decisões, manusear a ferramenta e reformular ações por conta própria. Assim, o aumento dos seus resultados será fruto do seu trabalho.

Não tem passe de mágica, é trabalhar em cima de um objetivo, se aprofundar na ferramenta que pode te auxiliar nesse desafio e depois aproveitar melhor o tempo que ganhou com essa nova solução.

Recent Posts
Comments
    pingbacks / trackbacks

    Leave a Comment

    base de dados dynamics CRMcrm gestão relacionamento

    Vendas: 11 3900.1190 | Contato: Clique aqui