5 formas de acompanhar o engajamento de alunos de EAD

 In Problemas Gestão Educacional, Relacionamento e Retenção

Entre 2015 e 2016, a modalidade EAD cresceu mais de 20% no ensino superior conforme o Censo Escolar 2016, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ainda há muito em que avançar na captação, porém o engajamento de alunos de EAD segue sendo o grande desafio da modalidade.

De acordo com o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp), a evasão em EAD é de 32% no Brasil. Por isso, buscar um maior envolvimento dos alunos e monitorar essa evolução pelo curso é tão importante.

Para ajudá-lo nessa missão, este artigo traz algumas formas de realizar um bom acompanhamento e qualificar o serviço prestado pela sua IES. Confira!

Conheça bem os seus alunos

Imagine que um aluno está muito ausente há algum tempo sem acessar o ambiente virtual da IES. Provavelmente isso indica que ele tem grande chance de evasão, certo? Já com informações corretas você pode oferecer um atendimento personalizado de retenção, propondo a ele facilidades e entendo melhor qual o motivo para a possível desistência do curso.

Para conhecer os alunos melhor, aposte também em formulários ao longo do curso que avaliam como se comporta os estudantes da sua IES, com assuntos como: rotina de trabalho, saúde, hobbies e estrutura familiar, essas pesquisas podem auxiliar a instituição em ações estratégicas voltadas para a retenção do perfil de seus alunos.

Mantenha canais de comunicação com o aluno

A escuta não deve se limitar aos canais de SAC, mas abranger, ainda, canais abertos de comunicação. Toda instituição de ensino precisa estar pronta para tirar dúvidas e ouvir sugestões a qualquer momento. Essa também é uma boa maneira de medir o engajamento de alunos, prestando atenção a quantos interagem e como fazem isso.

Você já deve ter tentado entrar em contato com uma empresa pela internet, como foi a sua experiência? Por isso é fundamental focar nas redes sociais, em e-mails e em chats no site da instituição que possibilitem aos alunos à distância a sentirem seguros, quanto as dúvidas, soluções de problemas e contato com a IES

Use ferramentas no engajamento de alunos de EAD

As tecnologias estão facilitando diversos processos no mundo inteiro. Portanto, com o ensino não poderia ser diferente. Atualmente há ferramentas que auxiliam na análise do engajamento de alunos e também na interação com eles.

Imagina poder ter um único sistema que armazena informações dos dados do aluno desde quando iniciou seu interesse, envia e-mails programados, dispara SMS, gere o call center e controla evasão preditiva na instituição?

Isso já é realidade no mercado! O CRM Educacional é especializado na gestão de relacionamento com o aluno . Com a ferramenta é possível realizar as ações acima e integrar outras, personalizadas de acordo com o porte e interesse da sua IES.

Com certeza, aliar a captação de informações prévias, consultar os feedbacks e a adoção de ferramentas tecnológicas mudará a sua forma da sua instituição trabalha a dinâmica com os alunos EAD.

Pensando em contribuir ainda mais, produzimos outros materiais sobre o ensino EAD. Para conferir tudo basta acompanhar esse blog ou curtir a nossa página no Facebook e ficar atento às postagens!

Recent Posts

Leave a Comment

Vendas: 11 3900.1190 | Contato: Clique aqui